Microcirurgia para tumores cerebrais complexos da Base do Crânio

A base do crânio é um local extremamente importante do ponto de vista neurológico, pois abriga os nervos cranianos, vasos sanguíneos importantes, o tronco cerebral e parte da massa encefálica.

Infelizmente, inúmeros tumores se desenvolvem na região, e o acesso cirúrgico nem sempre é algo fácil.

A microcirurgia surge como uma aliada, visto que facilita o acesso às estruturas. Além disso, minimiza o risco de lesão em tecidos adjacentes (vizinhos) que são imprescindíveis para a sobrevivência.

Sintomatologia

As manifestações clínicas dos tumores de base de crânio dependem das estruturas comprimidas.

Por exemplo: quando está localizado em tronco cerebral, pode-se ter a lesão de nervos cranianos, e, como consequência, paralisia cerebral.

Abordagem cirúrgica

O neurocirurgião é o médico responsável pelo tratamento dos tumores de base de crânio, e no momento da avaliação, levará em conta:

• Tipo de tumor (se é maligno ou benigno);
  • Histologia (ou seja, qual é o “nome” do tumor);
  • Localização;
  • Sintomas;

Condição clínica do paciente, inclusive suas comorbidades.

A partir disso e da avaliação dos exames de imagem, é elaborado o plano terapêutico.

A microcirurgia faz com que, através de pequenos “furos” no crânio, a câmera (endoscópio) ou o microscópio sejam inseridos, permitindo o acesso à região afetada.

A radioterapia e a quimioterapia podem estar associadas ao procedimento cirúrgico, sempre com o objetivo de evitar recidivas.

Para saber mais sobre a Microcirurgia de Base de Crânio, converse com um neurocirurgião de sua confiança!