Microcirurgia para Aneurismas e Malformações Arteriovenosas Cerebrais

Tanto os aneurismas cerebrais como as malformações arteriovenosas cerebrais consistem em problemas vasculares – ou seja, que acometem os vasos sanguíneos.

O risco maior de ambas as condições está na rotura, a qual poderia causar uma hemorragia intracraniana, colocando a vida do paciente em risco.

Nestes casos, a microcirurgia é a melhor solução, visto que é um procedimento seguro, com rápida recuperação e excelentes resultados.

Como se formam os Aneurismas Cerebrais?

Os vasos sanguíneos do cérebro, especialmente as artérias, podem sofrer dilatações isoladas, formando “projeções” nos vasos, o que se chama de aneurisma. Há várias causas para a condição:

• Hipertensão arterial (popularmente conhecida por pressão alta);
  • Doenças hereditárias;
  • Síndrome de Marfan e Ehler-Danlos;
  • Tabagismo;

O tamanho e a localização do aneurisma são pontos imprescindíveis para a decisão de tratá-lo ou não. O neurocirurgião é o profissional capacitado para orientar o paciente neste sentido.

Quais as causas de malformações arteriovenosas (MAVs)?

As MAVs costumam aparecer em várias regiões do corpo, sendo mais raras no cérebro. Embora ainda não se saibam as causas exatas, acredita-se que a formação sofra influência da genética e tenha cunho hereditário.

Como é realizada a microcirurgia nestes casos?

Tanto para as Malformações Arteriovenosas como para os Aneurismas Cerebrais, recomenda-se a embolização.

O procedimento costuma ser feito em uma sala chamada de hemodinâmica, a qual contém aparelhos de radiografia, os quais irão guiar a técnica.

Através de uma agulha colocada na virilha, insere-se um micro cateter, o qual chega até a veia ou artéria cerebral que se pretende corrigir.

O preenchimento da MAV ou do aneurisma é feito com uma cola específica, ou, ainda, podem ser colocados stents (“molinhas”), com o objetivo de manter o vaso íntegro e funcionante, eliminando os riscos de hemorragia.

Para saber mais sobre o assunto, bem como conhecer as indicações para o seu caso, busque um neurocirurgião especializado em procedimentos endovasculares.