Neurocirurgia Minimamente Invasiva na Coluna Vertebral

A Neurocirurgia Minimamente Invasiva faz uso de endoscópios e microscópios, aparelhos que permitem a visualização ampla do campo a ser operado.

Com isso, o cirurgião consegue atuar com maior precisão, diminuindo as lesões em tecidos vizinhos, traumatismos e até mesmo o sangramento intraoperatório.

Atualmente, várias doenças da Coluna Vertebral podem ser abordadas com a técnica em questão:

• Escoliose;
  • Traumas;
  • Hérnia de disco;
  • Estenose lombar, torácica ou cervical;
  • Fraturas causadas por osteoporose;

Embora cada caso precise ser avaliado individualmente, sabe-se que este tipo de cirurgia pode ser empregado na grande maioria dos pacientes, desde que se tenha a disponibilidade de tais aparelhos e um profissional capacitado.

Como é feita a cirurgia?

Esta modalidade cirúrgica dispensa a necessidade de grandes cortes para acessar a região a ser operada.

O médico responsável faz pequenas incisões, de tamanho suficiente para introduzir os instrumentos da operação e a câmera (que pode ser microscópio ou endoscópio).

Os curativos são feitos nos locais de corte, e, em geral, o paciente recebe alta em até 3 dias – obviamente, a depender da recuperação e caso não haja nenhuma complicação.

Benefícios da operação

As cirurgias minimamente invasivas de Coluna Vertebral apresentam vantagens ao paciente, especialmente se comparadas às convencionais (popularmente chamadas de cirurgias abertas).

Dentre eles, pode-se falar em:

• Redução do risco de sangramentos;
  • Mínimo dano em tecidos vizinhos, com consequente redução de complicações;
  • Menor tempo de recuperação, possibilitando o retorno precoce às atividades diárias;
  • Mínimas cicatrizes;
  • Dor reduzida no pós-operatório;
  • Baixo índice de infecções;

E muito mais.

Cada caso precisa ser individualizado, e para saber se a sua patologia pode ser abordada com a Neurocirurgia Minimamente Invasiva de Coluna Vertebral, consulte um neurocirurgião de sua confiança!